Tipos de Conexão
Até pouco tempo atrás, os sistemas baseados em ISDN constituíam-se o foco das soluções de videoconferência disponibilizadas no mercado. Atualmente, o mais utilizado são os para os sistemas baseados em IP.
ISDN (Integrated Services Digital Network) ou Rede Digital de Serviços Integrados
É um serviço de telefonia com mais recursos e digital que suporta, por exemplo, tráfego de grandes quantidades de dados, como áudio e vídeo. Este serviço deve ser solicitado à operadora local na forma de assinatura, e possui um número de chamada vinculado a linha.
IP (Internet Protocol)
É a mais comum e de menor custo, entretanto, a qualidade de conexão vai depender muito da banda disponível entre os pontos que realizarão a videoconferência.
Padrões
Estabelecidos pela ITU (International Telecommunication Union), possibilitam que equipamentos diferentes, independente da marca ou modelo, se conectem durante uma sessão de videoconferência.
É o protocolo que define as características e requisitos de uma conexão IP é o H.323, já em conexões ISDN utilizam o protocolo H.320.