BNDES

SOBRE ESTE CASE VOLTAR PARA OS CLIENTES »

Tecnologia de ponta garante sofisticação e eficiência às salas de reuniões do BNDES

Com tecnologia Full HD, que garante a máxima qualidade da imagem, executivos do BNDES participam de reuniões por videoconferência como se estivessem em encontros presenciais; e ainda podem manter a interatividade e a agilidade na tomada de decisão em processos entre filiais, Banco Central ou FMI.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem como visão de futuro ser uma instituição de excelência, inovadora e pró-ativa ante os desafios econômicos do País. Para manter esta linha de atuação, tem investido em recursos tecnológicos a fim de fazer da agilidade a sua aliada, principalmente em casos de tomada de decisão de seus executivos.

Esta premissa impulsionou o BNDES a rever a qualidade de seus meios de comunicação e a identificar a necessidade de modernizar seus sistemas de videoconferência. A Seal Telecom foi escolhida para integrar um abrangente projeto que contemplou inovadoras soluções de videoconferência, instaladas em salas adequadas às reuniões a distância, provendo rapidez no contato, interatividade, eficiência na troca de informações, somada à redução de tempo e custos com viagens.

O projeto foi desenhado com sistema de videoconferência Full HD, que entrega imagens de altíssima qualidade e sistemas para geração de streaming e gravação para transmissões posteriores. Um diferencial que merece destaque no BNDES é a disponibilidade de racks com rodinhas, montados com os sistemas de videoconferência da Radvision e monitores de TV LCD para atender de forma itinerante às salas que não estão equipadas com estas tecnologias. Os racks podem transitar entre os departamentos, tornando-se uma solução móvel para garantir que os funcionários tenham facilidade de acesso aos sistemas de videoconferência.

“Para corresponder à visão de futuro do BNDES, a Seal Telecom desenhou um projeto com as soluções mais inovadoras do mercado. Os resultados foram salas sofisticadas para reuniões a distância, disponibilidade de videoconferências em desktops e racks móveis que funcionam como salas itinerantes.”

 Diretor Comercial da Seal Telecom, Douglas Miranda

Estratégia

Na prática, para modernizar os sistemas de videoconferência do BNDES, a Seal Telecom realizou a expansão do sistema com tecnologias HD e Full HD. O coração da solução é composto por três Multipoint Unit Control (MCUs), da linha Elite da Radvision. A MCU é um equipamento que intermedia conexões quando elas são multiponto e, no caso de ligação ponto a ponto, elas não são necessárias. Cada MCU é capaz de fazer 30 conexões em alta definição, isso significa que o sistema suporta até 90 conexões simultâneas.

Nas salas, foram integrados terminais Radvision XT1000, uma das soluções de ponta da Radvision. Pela solução Scopia Desktop, também da Radvision, os colaboradores do BNDES têm a facilidade de participar de videoconferência de suas mesas a partir de conexões de usuários remotos. Este é um grande benefício para o colaborador já que ele não precisa sair da sua mesa para participar de uma videoconferência.

Todas estas tecnologias estão instaladas na matriz e filiais do BNDES. A sede, situada no Rio de Janeiro, conta com 15 salas de videoconferência, equipadas com monitores e outros mobiliários. O projeto também oferece como diferencial os sistemas de videoconferência e monitores LCD montados em racks com rodinhas, tornando a solução itinerante para reuniões em diferentes salas. Além do Rio de Janeiro, foram implantadas duas salas em São Paulo, três em Brasília e duas em Recife.

Após a integração, a Seal Telecom realizou treinamentos para os colaboradores do BNDES para que todos os envolvidos pudessem utilizar o sistema plenamente. O próximo passo para este projeto será a configuração das soluções para que haja acesso às reuniões por dispositivos móveis, como Srmartphones, iPhones e iPads.

“A tecnologia proposta pela Seal Telecom traz o máximo da mobilidade para que executivos tomem decisões de forma rápida e embasada na análise de documentos trocados, dando mais eficiência ao nosso negócio.”

 Coordenador de serviços do departamento de gestão de infraestrutura do BNDES, Ricardo Costa

Resultados

O projeto integrado no BNDES garantiu capilaridade e abrangência para as reuniões de negócios. As soluções, interligadas à rede, também melhoraram a conexão entre o BNDES e o Banco Central e com outros grandes bancos como o FMI e as unidades BNDES fora do Brasil.

Como em reuniões presenciais, o BNDES pode fazer apresentações e trocar documentos pelos sistemas de videoconferência, garantindo agilidade na tomada de decisões, sem perda de tempo. Ainda, com os sistemas de gravação integrados, as reuniões podem ser gravadas para uma ATA audiovisual e ser transmitidas via streaming, para um número maior de pessoas.

FICHA TÉCNICA

PROJETO

Modernizar os sistemas de videoconferência do BNDES para atender a diretoria, assim como os colaboradores que necessitam agilidade e eficiências nos processos de comunicação a distância.

LOCALIZAÇÃO

Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília

FABRICANTES

Radvision

EQUIPAMENTOS

3 MCU´s Elite 5230;

3 gateways P10;

2 pathfinders;

6 servidores/appliance Radvision;

24 terminais XT1000;

30 racks Audience;

39 monitores LED;

iView;

Scopia Desktop;

Scopia Desktop Pro - 300 usuários;

Licenças de gravação

SERVIÇOS

Instalação, treinamento e garantia.

RESUMO

A Seal Telecom integrou soluções de ponta na matriz do BNDES, no Rio de Janeiro, e em salas das filiais localizadas nas cidades de São Paulo, Recife e Brasília. O projeto previu um ambiente moderno e que oferecesse mobilidade. Por isso, foram montados racks itinerantes com terminal de videoconferência e monitores, para que as reuniões não se restringissem somente às salas especialmente integradas para videoconferência.

VOLTAR PARA OS CLIENTES »