UNESP - (SP)

SOBRE ESTE CASE VOLTAR PARA OS CLIENTES »

Programa Pedagogia Cidadã da UNESP utiliza soluções de Videoconferência da Seal Telecom

O projeto interliga atualmente cerca de 50 cidades do interior paulista a 17 unidades geradoras de conteúdo da UNESP para formação e capacitação de professores do ensino básico em Pedagogia

A Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) criou e implantou em2004 aprimeira fase do programa Pedagogia Cidadã, no qual a Seal Telecom forneceu os equipamentos de videoconferência e orientou na estruturação do projeto do sistema de comunicação, possibilitando que a UNESP oferecesse às prefeituras uma forma de se adequarem à Lei Federal 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que obriga todos os professores do ensino básico (1° e 2° Grau) a terem formação superior em Pedagogia até 2007.

Atendendo ao convênio feito entre a UNESP e as prefeituras, a Seal Telecom montou um total de 66 estúdios de videoconferência, sendo dez deles para geração de conteúdo e 41 para recepção nos próprios Campi da UNESP, e outros 25 estúdios em prefeituras que já aderiram ao programa. “Esse projeto é o resultado de um trabalho cuidadoso da Assessoria de Informática da UNESP. Agora que está pronto coloca o Estado de São Paulo e a UNESP em uma posição privilegiada em relação aos demais Estados que ainda têm que iniciar essa adequação. O ensino à distância possibilita uma adequação rápida e econômica para todos”, conta o Professor Dr. Adriano Mauro Cansian, Assessor Chefe de Informática da UNESP.

"Ao aderir ao programa, as prefeituras precisam apenas montar uma sala receptora com equipamentos que seguem a padronização estabelecida pela UNESP e estarem conectadas à rede do Programa Pedagogia Cidadã. Esta é uma rede IP dedicada, implementada com canais de dados contratados através do Programa INTRAGOV do Governo do Estado" explica José Roberto B. Gimenez, Coordenador Geral de Redes da UNESP. "Se ao invés disso as prefeituras tivessem que substituir os professores ou promover a matrícula deles em cursos de graduação regulares haveria um excedente que provavelmente não seria absorvido em tempo hábil”, explica Alexandre Novakoski, gerente de canais da Seal Telecom.

A implantação das salas começou em março de 2004 e o sistema encontra-se em pleno funcionamento. “Ficamos orgulhosos de integrar um projeto que tenha como finalidade a melhora do ensino público no país por meio da capacitação dos professores”, conclui, Novakoski. 

Sobre o Programa Pedagogia Cidadã 

O Projeto Pedagogia Cidadã nasceu dos esforços da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) para levar a toda sociedade formação universitária de reconhecida qualidade. Embora essa seja uma meta muito ambiciosa, a Universidade tem consciência que este projeto a coloca um passo adiante nesses esforços. Para tanto, foi constituído um Grupo de Trabalho com a incumbência de elaborar a proposta pedagógica que serviu de suporte à organização do Curso de Licenciatura em Pedagogia para professores e profissionais que atuam na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Com esse pressuposto estabeleceram-se parcerias com Prefeituras Municipais do Estado de São Paulo, valendo-se das disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

VOLTAR PARA OS CLIENTES »