Prefeitura de Alfenas - Alfenas (MG)

SOBRE ESTE CASE VOLTAR PARA OS CLIENTES »

Solução de Videomonitoramento IP da Seal Telecom ajudará a inibir atos criminosos na cidade de Alfenas

Moradores podem contar com controle 24 horas e ações mais rápidas por parte da polícia em caso de ocorrências

Com o intuito de inibir atos criminosos e tendo em vista a segurança de seus quase 74 mil cidadãos, o município mineiro de Alfenas – localizado a 342 km de Belo Horizonte - agora faz uso das soluções de Videomonitoramento IP integradas a um Centro de Controle Operacional (CCO). 

Integrado pela Seal Telecom, o projeto foi realizado em conjunto com a Defesa Social de Alfenas a fim de identificar os principais pontos da cidade de maior índice de criminalidade. As câmeras de segurança IP  da Axis foram instaladas estrategicamente para pleno uso do giro horizontal/vertical e zoom óptico em todas as direções. As funções cuidam de monitorar todo o ambiente em um raio de 45 metros para identificação, 230 metros para reconhecimento e 1100 metros para detecção.

As imagens captadas são transmitidas para o Centro de Controle Operacional, permitindo visualização em tempo real do local, análise eficiente da situação e ação ágil em eventuais emergências.

Buscando resultados positivos para coibir ações delinquentes, a cidade de Alfenas possui, desde Dezembro de 2012, equipamentos de última geração que capturam imagens 24 horas por dia e em alta resolução, além de armazenar as mesmas para uso das autoridades, em caso de necessidade posterior.

“Ao lidar com projetos de monitoramento visamos eliminar vulnerabilidades investindo, principalmente, no aspecto preventivo” pontua Alexandre Novakoski, Vice-Presidente de Projetos da Seal Telecom. “A disposição das câmeras e a cautela com que o projeto é executado são de suma importância para a diminuição efetiva de incidentes e seguem a premência de garantir a salvaguarda da população de Alfenas”, diz ele, frisando importância da personalização de projetos de segurança.

Segundo o Secretário de Defesa Social, Vander Cherri Marcolino, o uso das câmeras favorece atualmente atuação policial na detecção, apuração e solução de casos de violência pelas polícias militar e civil. “Esses equipamentos possibilitam um trabalho assertivo por parte dos agentes de segurança no município”, diz, acrescentando que as imagens beneficiam ainda a ação da Polícia do Meio Ambiente, do Exército, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e das Secretarias de Defesa e Ação Social.

Foram aproximadamente cinco meses entre o planejamento e a conclusão dos trabalhos de instalação, que levaram Alfenas a ter condições de oferecer, hoje em dia, maior tranquilidade a população ao intimidar condutas criminosas e respaldar reações de segurança por parte da polícia local.

Estratégia de Monitoramento

O controle da solução de Videomonitoramento IP na cidade de Alfenas, é feito na prática através de câmeras IP Q6032 e Q6034 Day/Night (Dia/Noite) da Axis Comunications, rádios multiponto em 4.9 Ghz da linha Radwin 5000 – para transporte das imagens das câmeras até as ERBs - e rádios ponto a ponto da linha Radwin 2000 como backhall, - para transporte das informações das ERBs até a Central de  Monitoramento. Já na Central, foram instalados um servidor Dell, computadores HP, storage de 12 TB da Iomega (para o arquivo de imagens), TVs LED de 42’’, mesa controladora das câmaras e software, fora as miscelâneas necessárias para instalação. Além disso, a Seal Telecom cuidou de integrar outras câmeras que faziam parte do legado da Prefeitura no novo sistema implantado, aprimorando o uso do equipamento já existente e potencializando o projeto.

A partir desse planejamento estratégico da disposição de câmeras, resultados positivos já podem ser constatados pela cidade em menos de cinco meses após sua instalação “Registramos uma redução da criminalidade nas áreas de instalação de câmeras e um melhor controle das ocorrências nesses locais”, afirma o secretário de Defesa Social.

FICHA TÉCNICA

Projeto

Implantação do sistema de Videomonitoramento IP e CCO na cidade de Alfenas (MG)

Fabricantes

Axis e Radwin

Equipamentos

Câmeras IP Q6032 e Q6034 Day/Night da Axis, Rádios multiponto da linhas Radwin 5000, rádios ponto a ponto da linha Radwin 2000, Computadores HP, Storage de 12 TB, TVs LED de 42’’ e mesa controladora de câmeras.

VOLTAR PARA OS CLIENTES »